Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PARA OUVIR E ESCUTAR: TINA BROOKS


 Harold Floyd "Tina" Brooks (1932/1974) nasceu na Carolina do Norte, Estados Unidos da América.

 Saxofonista, foi um dos expoentes do chamado Hard Bop, um estilo de jazz com forte acentuação do Rhythm and Blues, da Música Gospel Negra e do próprio Blues, chamado algumas vezes de "funky hard bop".


 Aliás, o primeiro trabalho profissional de "Tina" (apelido de infância) foi com o pianista de Rhythm and Blues Sonny Thompson.


 Tina Brooks conhecia um monte de mestres do Jazz por acompanhá-los em seus concertos e discos, tanto é que nas reuniões que ele mesmo fez sob sua batuta, o time era invejável: Art Blakey, Paul Chambers, Lee Morgan, Sonny Clark, Freddie Hubbard, só pra citar alguns.


 Com exceção de True Blue, Tina não viu nenhuma das suas outras "reuniões" se transformar em disco. A gravadora decidiu engavetar o material, que foi lançado décadas depois.


 Um detalhe que vale a pena ressaltar é que boa parte do material registrado é de autoria de Tina, que também era um excelente compositor.


 Aqui temos três dos quatro discos que traz a obra deste mestre:


Minor Move(1958), True Blue(1960) e Back To The Tracks(1960).
Ficou faltando The Waiting Game(1961), última sessão feita pelo saxofonista, que depois não gravou mais nada e morreu em 1974, vítima da heroína.

 Indicado para quem gosta e quem não gosta de Jazz, pois, se você que não aprecia não começar depois de ouvir Tina Brooks, é ruim da cabeça e doente do pé. E do ouvido também.





Nenhum comentário: